Instituto Minas pela Paz

Localização
Belo Horizonte, MG
Apoiado em
2019
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Programa Pró APAC

Capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e reintegração social de presas nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados

A população carcerária brasileira supera 700 mil pessoas, o dobro do número de vagas no sistema prisional. O resultado é superlotação e falta de condições dignas de tratamento aos presos, com violações de direitos fundamentais. Entre os encarcerados, há alto índice de abandono escolar, analfabetismo e baixa formação profissional.

O Minas pela Paz atua para inserção de presos e egressos no mercado de trabalho. Em uma das ações, oferece cursos profissionalizantes e mobiliza empresas e comunidades para criar oportunidades de trabalho e renda em uma parceria com as APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), Centros de Reclusão cuja metodologia foca na humanização e ressocialização sem deixar de abranger o aspecto punitivo.

Com o projeto, a organização vai fortalecer a execução do Programa Pró APAC, que já ampliou seu leque de ações e vem contribuindo para a expansão da metodologia e o desenvolvimento de um modelo de gestão. O objetivo é qualificar as perspectivas de ressocialização dos sentenciados.

O apoio da BrazilFoundation vai possibilitar:

• Capacitação profissional para 150 presos;
• Criar oportunidades de trabalho para 30 presos nas APACs ou empresas parceiras;
• Sensibilizar 20 representantes de empresas para apoio à ressocialização.

Impacto

150 presos capacitados em cursos profissionalizantes
Presos e egressos com oportunidades para ressocialização
Sensibilização de empresas e comunidade

“Os alunos atendidos terão novas perspectivas para a sua reintegração social, principalmente no acesso ao mercado de trabalho e na geração de renda.” – Equipe Minas pela Paz